O Mito de Arakné (antiga lenda grega)


Entre os deuses que habitavam no Olimpo reinava Atena, deusa da Sabedoria e de todas as Artes... A bela Arakné era uma extraordinária bordadeira, cujos trabalhos maravilhosos eram admirados por todos os que os contemplavam:

- Que mãos preciosas tem!... que harmonia de cores!... que obras de arte!...

Tais elogios envaideceram tanto Arakné, que um dia exclamou:

- Se eu desafiasse a deusa Atena tenho a certeza de que ganharia!

Logo as ninfas do bosque correram a contar as suas palavras à deusa que, enfurecida pela afronta, logo aceitou o desafio... No dia marcado, Atena executou o seu bordado com muita arte e empenho mas, quando terminou, percebeu que a obra de Arakné era realmente muito mais bela que a sua... Enraivecida, rasgou o bordado da sua rival em mil pedaços e, em seguida, transformou-a numa aranha para todo o sempre...

(Lenda Mitológica Grega)


quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

*DIVAGAR

Na varanda em frente ao mar,

entre eu e a fantasia, 

visionária viajante 

nas páginas de um livro aberto,

divago pelo poente

e o meu olhar desgarrado

passeia em traços largos

na margem deste poema.


Sorvo brilho em taça cheia

de um licor inebriante,

colorido de rubi, 

com gosto de terra nunca

e um leve aroma a jasmim.


Nesta busca em desatino

que transporto desde imemórias,

nas lágrimas que desde menina

corriam por dentro de mim

e se sumiam num rio,

que transbordava em marés,

muito além do sol nascente,

como oceano perdido

em luas e águas revoltas,

o grito agudo de gaivotas

voando em voo picado,

entre o sonho e o ocaso

e um reflexo brilhante.


Os sentidos entorpecidos

vagueiam neste dilema:  

ora a página que me convoca

numa promessa de ausência, 

ora a fuga no horizonte

que me afoga em nostalgia

e esquecimento de mim.

 

Pela porta entreaberta 

ou janela escancarada, 

entre o livro e a fantasia,

caminho por um deserto

rumo a um destino incerto 

com vista para o infinito,

nas ondas do mar revolto

sol ardente e esquecimento.

Arakné



Sem comentários: