O Mito de Arakné (antiga lenda grega)


Entre os deuses que habitavam no Olimpo reinava Atena, deusa da Sabedoria e de todas as Artes... A bela Arakné era uma extraordinária bordadeira, cujos trabalhos maravilhosos eram admirados por todos os que os contemplavam:

- Que mãos preciosas tem!... que harmonia de cores!... que obras de arte!...

Tais elogios envaideceram tanto Arakné, que um dia exclamou:

- Se eu desafiasse a deusa Atena tenho a certeza de que ganharia!

Logo as ninfas do bosque correram a contar as suas palavras à deusa que, enfurecida pela afronta, logo aceitou o desafio... No dia marcado, Atena executou o seu bordado com muita arte e empenho mas, quando terminou, percebeu que a obra de Arakné era realmente muito mais bela que a sua... Enraivecida, rasgou o bordado da sua rival em mil pedaços e, em seguida, transformou-a numa aranha para todo o sempre...

(Lenda Mitológica Grega)


sábado, 2 de setembro de 2023

*Evasão (no Lago)

Perene deleite 
do instante perfeito,
dividido entre o fruto
 sereno e maduro 
e o terno (en)canto 
que uma ave (re)pousa,
neste jeito morno 
desta tarde amena.

Entre o brilho e a dança, 
entre o sol e a sombra, 
no embalo dormente
 do meu pensamento,
queda em cascata
refresca-me olhar, 
o cristal do vento,
em mansos murmúrios,
transporta-me aromas 
de verdes de musgo
e maçãs maduras.

Pelos céus passeiam
mil tons de anil,
no lago navegam 
desenhos de nuvens,
para além do abismo
que cruza em lonjuras 
o meu olhar viajante, 
recolho os pedaços 
do perfeito instante...

... Da fé da semente 
no leve sussurro
das folhas caídas.
Da solidão agreste 
na casca rugosa 
dtronco quebrado 
pela tempestade.
Do musgo suave
no muro em ruínas.
Do abismo fundo,
com pontos de fuga,
no horizonte eterno.
 Do instante único, quieto
e perfeito, no azul no lago.
Arakné

Sem comentários: